Geleias do Cerrado

21 de março de 2019

Olá pessoal! Hoje viemos falar um pouquinho sobre o nosso Kit Geleias do Cerrado, que é o queridinho de muitos!

O cerrado é uma das áreas mais ricas do país, tendo uma infinidade de plantas e animais que tornam ele um dos ambientes mais diversificados no Brasil.

Vamos conhecer um pouco sobre as frutas que nos levaram a criar este maravilhoso Kit:

Araticum

O Araticum é uma árvore que ocorre no Cerrado, normalmente em áreas secas e arenosas, chegando a alcançar entre 4 e 8 metros de altura.Uma pesquisa aponta alguns benefícios da fruta, ação antioxidante e ajudar na prevenção de doenças degenerativas.

Buriti

O Buriti é uma palmeira alta característica das veredas e regiões pantanosas, as folhas e caule são muito utilizados na confecção de diversos tipos de artesanato; produz frutos que são muito saborosos e com ação antioxidante e energético, sendo excelente fonte de ferro, cálcio, proteínas, vitamina B 1, B2 e vitamina C.

Cagaita

A árvore apresenta o caule com muita cortiça. Seus frutos são pequenos, amarelos, com cerca de 3 cm e possui sabor ácido, tem vários benefícios,  auxiliando na perca de peso, possui poucas calorias, vitamina B e vitamina C, alto teor antioxidante e vários outros benefícios para quem a consome.

Gabiroba

A Gabiroba é uma planta que no bioma cerrado é arbustiva de 0,5 m. até 1,50 metros de altura, boa fonte de carboidratos, proteínas, sais minerais, niacina e vitamina C, vitamina B1 e B2 . Possui ações semelhantes a da goiabeira, como anti-inflamatória, antidiarreica, antigripal e etc.

 

Jatobá

A madeira é de excelente qualidade e utilizada também na confecção de alguns instrumentos musicais. O Jatobá é um fruto com a polpa farinhenta de coloração amarela a esverdeada, com muitos benefícios para nossa saúde, sua polpa é rica em minerais, está relacionado no auxilio da perca de peso, eliminação de líquidos, fortalece o sistema imunológico, fortalece os ossos e diversos outros benefícios.

 

Jenipapo

É muito conhecido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, ocorrendo em quase todos os biomas brasileiros, possui propriedades como: minerais, vitaminas do complexo B e vitamina C, ferro, fibras, proteínas, carboidratos e poucas calorias.

Mama Cadela

É um arbusto muito frequente no Cerrado que pode ter de 2 a 4 metros de altura e que produz frutos de cor amarelo-alaranjado arredondados, o fruto apresenta teores não significativos de calorias e gorduras e baixos teores de açúcar e é utilizado no tratamento de doenças da pele.

Mangaba

Pela grande produção de látex, foi cogitada sua utilização para produção de borracha, sendo encontrado no litoral nordestino, caatinga, cerrado e pantanal. O fruto é pequeno e arredondado, sua época de colheita é de Novembro a Janeiro, possui diversas propriedades, tais como, vitamina A e C, proteínas, fibras e poucas calorias.

Murici

O fruto é amarelado, com consistência semelhante ao açaí. Utilizado em algumas regiões em pratos salgados como farofas. Possui pouca caloria, vitaminas A, B1, B2, Niacina e C, contribuindo para um bom funcionamento dos vasos sanguíneos, auxilia no emagrecimento, fortalecimento dos ossos e poder antioxidante.

Pequi

Da polpa e da amêndoa do Pequi se extrai um óleo utilizado na culinária. O Pequi é uma das frutas mais queridas no centro-oeste e norte de Minas, possui uma boa quantidade de vitaminas A, B1, B2 e C, além de ser boa fonte de ferro, contribuindo para proteção da visão, e prevenindo a anemia ferropriva.

Espero que tenham gostado do nosso breve resumo sobre essas deliciosas frutas que nos levaram a um kit tão delicioso, acesse o nosso site www.chefmineirim.com.br e conheça esse e diversos outros produtos feitos para todos os tipos de gostos e com muito carinho!


Comentários

(facebook comments)